segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SEM MEDO: Igreja da Penha fica lotada no primeiro domingo do ano

Ana Cláudia Costa

RIO - Como nos velhos tempos, o santuário estava lotado. Desde a primeira missa, às 7h, celebrada pelo padre Serafim Fernandes, a Igreja da Penha ficou pequena neste domingo para abrigar tantos fiéis e visitantes - já que a construção, uma das mais antigas do bairro, voltou a ser um ponto turístico muito procurado, após a ocupação das favelas em torno pelas forças de segurança.

A romaria ao santuário da Penha no primeiro domingo do ano fez com que filas enormes se formassem no plano inclinado que leva à igreja. Mas a maioria optou mesmo por subir a escadaria de 382 degraus, para observar melhor a paisagem. Nem mesmo o calor espantou aqueles que foram em busca de bênçãos para o início de 2011.

Com as favelas da Penha livres do tráfico há mais de um mês, em vez de motocicletas de traficantes circulando pelo local, o que se viu no domingo foi o aumento do número de carros estacionados nas imediações da igreja, além de turistas com terços, velas e câmeras fotográficas e filmadoras. O próprio padre Serafim Fernandes se surpreendeu com a procura. Ele contou que, no primeiro domingo do ano passado, apenas fiéis, todos moradores do bairro, foram à missa. Ontem não havia lugar para se sentar na igreja e muitos ficaram do lado de fora.

- Se eu disser que a igreja ficava lotada assim eu estaria mentindo. Agora falta espaço até para assistir à missa sentado. É com muita alegria que vejo os devotos retornarem para a paróquia - disse o pároco.

FONTE: O Globo

Nenhum comentário: