domingo, 26 de dezembro de 2010

Polêmica: Vitória da Conquista não está localizada no Sudoeste da Bahia. Será mesmo?

por Wal Cordeiro (via e-mail)

Estamos realizando uma campanha para transformar Conquista em Região Metropolitana, será a segunda RM do Estado do Bahia. Temos recebido muitas adesões ao movimento. Sobre os benefícios que virão para a cidade e região são muitos, principalmente em relação à destinação de verbas federais para o município e cidades integrantes ao projeto e a diminuição das tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia, gás de cozinha e transporte urbano, que passa de intermunicipal para local.

Fomos procurados, recentemente, por Sílvio (formado em geografia pela UESB), o mesmo fez uma reclamação interessante em relação à localização geográfica do município conquistense. Segundo ele, a cidade não está localizada no sudoeste baiano e sim no sudoeste do Estado. Fizemos questão de averiguar o mapa da Bahia e de fato detectamos que a reclamação é pertinente, e merece uma discussão mais apropriada pelos acadêmicos conquistenses. Entretanto está lançada uma boa polêmica para que as autoridades competentes possam corrigir o problema junto ao IBGE e Governo do Estado.

Veja abaixo mapa ilustrativo sobre a polêmica:

Um comentário:

Produtos Orange disse...

Bom dia Wal Cordeiro, seu text está muito confuso quando se trata da localização.
Consta assim: "Segundo ele, a cidade não está localizada no sudoeste baiano e sim no SUDOESTE DO ESTADO", quando na verdade seria SUDESTE DO ESTADO.