quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Número de internautas na China chega a 450 milhões

O número de internautas na China atingiu em novembro a marca de 450 milhões de pessoas, informou nesta quinta-feira o chefe do departamento de informação do Conselho de Estado, Wang Chen. O resultado representa um crescimento de 20,3% em relação a 2009.


Com mais de 1 bilhão de habitantes, a China possui ainda um enorme campo para o crescimento do uso da internet, já que menos de 50% da população do país tem acesso à rede. Ainda assim, o gigante asiático já é o maior mercado de usuários da internet do mundo.


A China se conectou à internet em 1994, e desde então o seu uso cresceu em marcha acelerada, apesar da censura imposta pelo governo a determinados sites, principalmente os estrangeiros. Algumas das páginas mais populares do mundo, como YouTube, Twitter e Facebook, estão censuradas na China, embora seja possível acessá-las através de servidores VPN, que "escondem" a direção IP dos usuários.


Apesar das restrições, a internet se tornou na China um meio de informação muito mais dinâmico e livre que outros convencionais, como televisão e jornais. Por isso, serviu para divulgar inúmeros escândalos de corrupção e crimes, além de formar novos líderes de opinião, como o escritor Han Han, considerado o blogueiro mais lido do mundo.

FONTE: Veja com Agência EFE    FOTO: Google

Nenhum comentário: