quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lula se despede da Presidência na Bahia

Lílian Machado

Em clima de despedida da Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz hoje sua última visita a Bahia, antes de passar a faixa presidencial a sucessora Dilma Rousseff (PT). Ao lado do governador Jaques Wagner (PT), a quem em recente passagem pelo Estado teceu elogios, como o de “melhor governador do país”, e durante todo mandato demonstrou um forte laço de amizade, Lula vai cumprir um de seus projetos prioritários no segundo mandato de governo: a entrega de casas do Programa Minha Casa Minha Vida.

Em toda a Bahia serão entregues 2.371 unidades, totalizando cerca de seis mil. Segundo análise do governo federal, o Estado apresenta uma posição favorável no Brasil no cumprimento de metas do programa. O presidente Lula participará da cerimônia em que será feita a entrega de 680 apartamentos do empreendimento Bairro Novo, considerado o maior contrato para famílias de até três salários mínimos, na capital baiana. Está previsto a assinatura de mais de 86 mil contratos de unidades do Minha Casa Minha Vida na Bahia. A previsão do Ministério das Cidades para a Bahia é de aplicar 60% do orçamento para a faixa de 0 a 3 salários mínimos.    

Em seu programa de rádio Conversa com o governador, Wagner demonstrou sua alegria em estar mais uma vez ao lado do presidente, mostrando benefícios para população baiana. “É um avanço muito grande. Casa é fundamental para dar dignidade e tranquilidade a cada uma das famílias”, disse.

No evento de hoje o presidente Lula irá também apresentar um balanço do programa em todo o país. Para a gestão da presidente Dilma deve haver um investimento de R$111 bilhões no programa em âmbito nacional. A partir do evento sede, em Salvador, o presidente participará de uma videoconferência com os eventos que ocorrerão também em Manaus (AM), Campinas (SP) e Canoas (RS). Além desses lugares haverá atos simultâneos em todas as regiões do país, com assinaturas de contratos, sorteios de unidades habitacionais e inauguração de empreendimentos imobiliários.

Em entrevista coletiva, ontem, no Othon Palace Hotel, foi dado uma prévia dos números que serão apresentados hoje por Lula. “A Bahia atingiu a meta e ocupa uma posição de destaque. O Estado está de parabéns pelo desempenho que foi muito expressivo. O governo do Estado teve um papel fundamental, pois vem proporcionando a viabilidade, já que o programa envolve infraestrutura, saneamento básico”, destacou. O superintendente da Caixa também exaltou os benefícios do programa na Bahia. Segundo ele, somente no setor de empregos serão gerados cerca de 60 mil diretos no Estado.

FONTE: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: