sexta-feira, 26 de novembro de 2010

AÇÃO DA POLÍCIA NA VILA CRUZEIRO: Pirotecnia “Marca Bufa”

vila

Ontem o Brasil ficou chocado com as cenas da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. De um lado a bandidagem dos morros cariocas e do outro a força bélica do Estado.

Quem assistia a TV teve uma impressão inicial de que, pela primeira vez, a polícia do Rio daria um show de competência, num espetacular e cinematográfico confronto entre o “bem” e o “mal”, onde o segundo ator dessa história de violência desenfreada, que impõe há décadas o terror aos milhares de cidadãos honestos daquela cidade, sairia desmoralizado.

Mas o que houve? Será que a polícia saiu vitoriosa? Poderia até ter saído, mas o “competente” serviço de inteligência da Secretaria de Segurança do Rio acabou esquecendo de um “pequeno” detalhe: NOS FUNDOS DA FAVELA DA VILA CRUZEIRO HÁ UMA ESTRADA DE CHÃO, QUE SERVE COMO ROTA DE FUGA DAS QUADRILHAS EXISTENTES EM TODA REGIÃO.

O que nós, população brasileira, esperávamos era no mínimo a prisão daqueles facínoras e a aplicação da Lei em cima de cada um deles. Frustrados, nós todos, vimos o exército do mal fugir livremente pelos fundos da favela como se estivessem participando de uma maratona. E o detalhe é que a camarilha teve o “apoio” de carros e de motos para empreenderem fuga. Estes veículos trafegaram livremente durante a “ação” da polícia. O Brasil assistiu atônito a tudo!

Enquanto o turma do tráfico fugia pelos fundos o Estado fazia sua pirotecnia, “Marca Bufa”, na entrada da favela. Coisa linda de se ver! Tanques de guerra, carros blindados da Marinha (Anfíbios), os famosos caveirões do Bope (popuralizados em “Tropa de Elite”), helicópteros, homens armados até os dentes, centenas de viaturas com seus “giroflex” e sirenes ligados. Um verdadeiro show! Os canais de TV que transmitiam ao vivo tiveram estouro no IBOPE!  Mas isso tudo apenas para assistirmos o nada. Os meninos do tráfico, sempre mais “espertos” que os homens da Lei, passaram “sebo nas canelas” e sumiram no mundo. O final do filme, pelo menos nas cenas de ontem, foi frustrante!

A única coisa de verdadeiro ali foi a intenção dos policiais. Estes sim, são os verdadeiros heróis desse filme e sempre mereceram o nosso aplauso! Ainda bem que eles existem!

Pra completar, a pérola maior apareceu hoje estampada em todos os noticiários do país. O presidente Lula disse estar chocado com a situação do Rio, e por isso determinou que o Exército enviasse 800 soldados para ajudarem a polícia carioca. Caramba! É mesmo?! Será que isso é caso para o Exército presidente?

Com todo respeito à sua Excelência, o presidente Lula: Será que os nossos governantes ainda não perceberam que o Exército Brasileiro precisa atuar de forma urgente e continuamente em todas as regiões deste país, para reforçar as falidas estruturas de segurança pública dos Estados? Enquanto houver essa percepção tacanha de que as forças armadas só serão convocados em casos extremos, como o de ontem no Rio, estaremos fadados a vivermos debaixo do terror imposto pelos bandidos, como também a assistirmos corriqueiramente as pirotecnias “MARCA BUFA”, como a que aconteceu na tarde de ontem na Vila Cruzeiro.

por Esaú Mendes     FOTO: Google

2 comentários:

Francis Augusto Medeiros disse...

Esse blog sempre foi muito bom, mas fica sempre muito melhor quando você escreve! :) Esse texto foi excelente, e, de fato, eu nem tinha percebido esse ângulo na história!

Seu texto me fez refletir sobre a falência do nosso Estado: colocamos tanques de guerra, mas somos barrados por estradinhas de terra, sem conseguir adentrar um território que nunca foi nosso mesmo...

Priscila Honorato Pires disse...

Eu li o texto hoje cedo e não havia assistido as matérias ainda, e na hora em que li fiquei chocada com a superioridade dos bandidos em dribarem ao esquedrão de guerra montada pela polícia do Rio, é lamentável!
Assisti a matéria na tv depois que li o seu texto e pude comprovar a autentidade deste autor.

Parabéns, seu texto me levou a ver as cenas, mesmo antes de te-las visto.

Muito original.