segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Rousseff é eleita a primeira Presidente da República

A Tarde

O Brasil elegeu hoje a primeira mulher para a Presidência da República: Dilma Rousseff, do PT. Com 94% das urnas apuradas, a candidata já está eleita, segundo o presidente do TSE, Ricardo Lewadoviski, em anúncio oficial na TV. A petista soma até agora 55% dos votos válidos (52.050.240 em números absolutos). O candidato do PSDB, José Serra tem 44% (41.751.513 em números absolutos).

A vitória de Dilma teve a participação do cabo eleitoral mais popular do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mesmo sem estar participando diretamente do pleito, teve papel fundamental ao transferir todo seu elevado índice de popularidade à candidata que escolheu pessoalmente para disputar sua sucessão.

Na Bahia, Dilma tem 70,41% dos voto e Serra, 29,59%. Até o momento, entre os maiores municípios baianos, só Vitória da Conquista e Itabuna dão mais votos a Serra que a Dilma (59% a 40% e 51% a 48%, respectivamente. De acordo com o TRE-Ba, 56,2% das urnas já foram apuradas na Bahia.

Michel Temer (PMDB), candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, disse logo no começo da apuração, neste domingo, 31, que “dá para contar com a vitória”, mas procurou mostrar cautela. “Eu acho que não há dúvida, acho que dá para contar com a vitória, mas vamos ser cautelosos e vamos esperar os 100 por cento”, disse Temer a jornalistas em Brasília.

VI NO: Blog da Resenha Geral

Nenhum comentário: