sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Debate dessa noite, será marcado como o último confronto do 2º Turno

Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) terão nesta sexta-feira o último encontro antes da eleição do próximo domingo. Os presidenciáveis participarão do debate promovido pela rede Globo, que terá a mediação do jornalista William Bonner.

O programa, que será transmitido após a novela das nove, Passione, terá uma novidade: a emissora elaborou um novo formato para o debate, em que não serão permitidas perguntas entre os presidenciáveis. As perguntas serão feitas apenas por eleitores indecisos. O formato promete ser mais dinâmico do que o adotado no primeiro turno, quando Serra e Dilma não se enfrentaram uma vez sequer.

A pedido da Globo, o Ibope selecionou cerca de 80 eleitores que ainda não decidiram em quem votar. Cada um deles enviou aos organizadores cinco perguntas sobre um dos seguintes temas: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia. A emissora vai escolher os 12 questionamentos mais relevantes sobre cada assunto.

Os eleitores estarão na arquibancada do estúdio e serão sorteados pelos candidatos para lhes fazerem as perguntas. Dilma e Serra vão responder ao mesmo número de questões ao longo dos três blocos. As perguntas serão lidas em 30 segundos e os presidenciáveis terão dois minutos para respondê-las, mesmo tempo destinado a réplicas e tréplicas. No último bloco, ambos terão mais dois minutos para as considerações finais.

Serra e Dilma ficarão livres para caminhar pela arena montada para o debate. Esse modelo, utilizado desde 2002 pela emissora, foi escolhido após negociações com as assessorias do PT e do PSDB. Os petistas chegaram a resistir à ideia, alegando que a candidata ainda se recuperava da torção sofrida no pé direito, mas cederam à pressão da Globo.

Fonte: Veja                                      Imagem: Google

VI NO: Blog Fala Sério Conquista

Nenhum comentário: