terça-feira, 27 de abril de 2010

Coelba dá nova justificativa para aumento nas contas de luz

Thiago Pereira

Primeiro foi o calor. Com o aumento de temperatura, os eletrodomésticos estariam consumindo mais energia o que, consequentemente, aumentaria o valor das contas de luz. Agora, uma nova justificativa foi divulgada pela Coelba para legitimar a elevação nos preços. Segundo a concessionária, os consumidores que receberam a fatura de abril com valores elevados podem ter perdido o benefício de baixa renda, desconto dado a famílias com consumo médio anual entre de 80 kWh e que não apresente mais de um consumo superior a 120 kWh.

Segundo o gerente comercial da Coelba, Luis Henrique da Silva Ribeiro, que nesta terça-feira (26) se reuniu com representantes da Defesa do Consumidor (Procon), praticamente 100% dos medidores averiguados estão em perfeito estado de funcionamento, o que elimina a possibilidade de um erro na medição de energia. Ribeiro garantiu que as reclamações dos consumidores estão sendo apuradas e se comprometeu a encaminhar ao Procon um relatório referente à procedência ou não dos protestos.

Uma das ações implementadas pela Coelba por conta das reclamações foi o parcelamento das contas com valor elevado em até três vezes sem juros, além da inspeção dos medidores sem cobranças da taxa referente à fatura de abril.

O Procon solicitou à empresa que inclua nas contas de energia elétrica dos consumidores beneficiados com tarifa social informações destacadas sobre o risco que correm de perder a vantagem, por conta da elevação no seu histórico de consumo.

Aumento pega consumidores de surpresa


O aumento no valor das contas de luz pegou vários baianos de surpresa. Quem costumava pagar R$ 80 por mês, se assustou ao perceber que, com o mesmo nível de consumo, a fatura havia sido inflacionada em percentagens elevadas.

“A Coelba está deixando todos os seus usuários da cidade de Salvador perplexos com os aumentos nas contas de luz que estão sendo cobradas no mês de abril de 2010. São cobranças com valores absurdos, acrescidos de 100% a até 500% dos cobrados no mês anterior, sob a alegação de que com o aumento da temperatura a energia fica mais cara para o consumidor”, afirmou Maurício Almeida, que este mês teve a conta majorada em aproximadamente 105%.

FONTTE: tribunadabahia.com.br                        IMAGEM: Google

Nenhum comentário: