sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ex-chefe do tráfico de Acari estreia como ator de cinema

Muitos atores já haviam sido testados para o papel de um traficante no filme “5x favela” quando o nome de Feijão foi sugerido. A princípio, parecia loucura. O ex-chefe do tráfico de Acari, hoje funcionário do projeto AfroReggae, nunca havia trabalhado como ator. Mas, em comum com o personagem, tinha a história de vida.

— Cacá Diegues (diretor) viu meu teste e me escolheu na hora. Ele ainda disse que ser ator está no meu sangue — conta Feijão, apelido de criança de Washington Rimas.

Ele não se saiu bem só no teste para o episódio “O concerto para violino”. Na hora de rodar, não errava uma fala e seguia à risca as instruções do diretor.

— Entendo a psicologia do personagem por causa da minha trajetória. Não sabia que sabia fazer aquilo. Sempre vivi a realidade, nunca a ficção.

Mas a realidade de Feijão daria um filme. Aos 13 anos, começou a trabalhar como vigia da boca de fumo. Com 19, comandava o tráfico de Acari. Drogas, ele só experimentou maconha.

— Na época, o chefe do tráfico morreu enforcado na prisão e assumi o posto. Se eu me drogasse com coisas mais pesadas, como a cocaína, perderia o controle dos negócios — conta o ator, hoje com 34 anos.

A vida no crime durou até seus 28 anos, quando nasceu o primeiro filho de Feijão, hoje com 6. Um tiro de fuzil num confronto com a polícia também foi responsável pela mudança de vida. Atualmente, com sua pedagogia marginal, como costuma dizer, incentiva jovens a abandonarem a criminalidade.

— Muita gente que trabalhava no tráfico está comigo no AfroReggae. Só diz que o crime é um caminho sem volta quem nunca esteve lá. Sou um sobrevivente e um exemplo.

FONTE: extra.globo.com

Nenhum comentário: