segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Renúncia de Leonardo Prudente é lida na Câmara do DF

Após publicação no Diário da Câmara, eleição deve ser feita em sete dias.
Deputado da meia entregou carta de renúncia na manhã desta segunda.

Rafael Targino Do G1, em Brasília

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr   O deputado Leonardo Prudente, ao centro (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr )

A renúncia do deputado Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM) à presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi lida na tarde desta segunda-feira (25). O anúncio de que ele renunciaria ao cargo foi feito nesta manhã pelo corregedor temporário da Casa, Raimundo Ribeiro (PSDB).

A leitura foi feita na primeira sessão plenária do ano, que acontece após o presidente interino, Cabo Patrício (PT), ter convocado os deputados do recesso. Após isso, a renúncia é publicada no Diário da Câmara e Patrício tem sete dias para convocar uma nova eleição. A base aliada do governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), deve, no entanto, tentar antecipar essa votação. 

Em uma carta de apenas duas linhas, datada do dia 21 de janeiro, Prudente pediu a saída do cargo. Desde o início do escândalo do mensalão do DEM de Brasília –no qual o deputado foi flagrado colocando nas meias dinheiro de um suposto esquema de propina no governo do Distrito Federal– ele vinha sofrendo pressões para renunciar ao cargo. Prudente chegou a se afastar e voltou, mas foi novamente afastado da presidência por decisão judicial.

 Foto: Foto reprodução do G1 Carta de renúncia de Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM) da presidência da Câmara do DF (Foto: Reprodução/G1)

O candidato da base para o cargo deve ser o deputado Wilson Lima (PR), mas Ribeiro e Eliana Pedrosa (DEM), ambos ex-secretários de Arruda, também estão na disputa. A oposição ainda não encontrou um nome de consenso para concorrer ao cargo.

Apesar de admitir que faz parte da base aliada, Lima diz que o governador não está influenciando a eleição do novo presidente. “O Arruda não está indicando meu nome. O interessante é que saia um nome de consenso”, afirmou.

FONTE: Globo.com

COMENTÁIO DO BLOG: JÁ VAI TARDE!!!

Nenhum comentário: