sábado, 19 de dezembro de 2009

Vovó de 100 anos vai saltar de paraquedas pela primeira vez no Amapá

Aida dos Santos disse que tem medo de onça, mas não teme a aventura.
Ela fez bateria de exames médicos para realizar o salto em Macapá.

A vovó Aida Mendes, 100 anos, pretende realizar o sonho de saltar de paraquedas pela primeira vez neste sábado (19), em Macapá. Praticante de esportes menos radicais desde a adolescência, ela disse ao G1 que considera o feito menos arriscado do que se deparar com uma onça. "Tenho mais medo desse bicho do que do paraquedas."

Animada com a aventura, ela passou por uma bateria de exames para saber se a saúde permitiria que fosse possível  participar do salto. "Por uma questão de segurança,  levamos minha avó para fazer todos os exames possíveis. O médico disse que o coração dela está melhor do que o de muitas meninas mais novas", disse Josivaldo Vaz dos Santos, 27 anos, neto de Aida e também paraquedista.

Aida completou 100 anos em 20 de novembro. "Esse salto não vai ser meu presente de aniversário, mas o meu presente de Natal. Meu neto me desafiou e perguntou se eu teria coragem de saltar. Eu disse que sim. Agora", brincou a vovó, que já praticou natação, basquete, futebol e corrida. "Ganhei muitas medalhas. Por fazer muito esporte, posso dizer que sou uma mulher de 100 anos em um corpinho de 50", disse ela.

Foto: Arquivo pessoal

Vovó Aida Mendes experimenta macacão e faz ensaio de salto de paraquedas (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo o neto de Aida, uma série de aulas e ensaios foram feitos para que a centenária saiba o que fazer em cada etapa do salto. A aventura da vovó será acompanhada por um representante da Federação de Paraquedismo do Pará, já que o estado do Amapá não tem um órgão oficial da modalidade. Aida quer entrar no livro dos recordes. "É importante que haja a homologação do salto pela Confederação Brasileira de Paraquedismo. Assim, o recorde será de fato e de direito", disse Jorge Deviche Filho, presidente o órgão.

Claudio Cavalcanti, do Clube de Paraquedismo do Amapá informou que o salto será de uma altitude de 3 ou 4 mil pés. "Ela vai saltar acoplada ao corpo do instrutor. Após o salto, ela seguirá fazendo exames médicos por segurança", disse ele.

Foto: Arquivo pessoal

Vovó Aida Mendes, 100 anos, ao lado do neto Josivaldo Vaz dos Santos, 27 anos (Foto: Arquivo pessoal)

O salto de Aida chegou a ser marcado para esta quinta-feira (17), mas foi adiado por razões de logística. "Também preferimos fazer o salto no sábado para que mais pessoas pudessem acompanhar o feito. Esperamos que as condições de tempo estejam boas para não ocorrer novo adiamento", disse Vaz dos Santos.

"Espero chegar mais perto de Deus lá no alto. Não tenho medo de avião. Já até viajei três ou quatro vezes de avião para visitar minha família no Pará. Já estou até acostumada. Acredito em Deus e sei que não vai ter risco algum", afirmou vovó Aida.

FONTE: Globo.com    

COMENTÁRIO DO BLOG: CORAGEM É A PRINCIPAL MARCA DESSA FAMÍLIA. PARABÉNS PRIMA!!!

Nenhum comentário: