sábado, 19 de dezembro de 2009

Dengue aumenta na Bahia

Karina Baracho

A dengue continua se alastrando. Na tarde da última quinta-feira, um menino de apenas 2 anos foi transferido para o Hospital Santo Antônio, em Salvador, com suspeita de dengue hemorrágica. De acordo com informações de moradores de Porto Seguro, a criança teria vindo para a capital baiana numa UTI aérea.

Porém, a assessoria do Hospital Santo Antônio não soube informar o estado de saúde do garoto. Desde o inicio do ano até o último dia 9 deste mês, a cidade de Porto Seguro registrou 63 ocorrências do tipo mais grave da doença com cinco óbitos. Ficando entre as dez cidades que mais tiveram pacientes infectados com a moléstia, que pode causar a morte. A probabilidade com a chegada do verão é de que o número de casos aumente em todo o país e principalmente na Bahia, que registra uma estação quente e com chuvas esparsas.

Neste período a população não deve se descuidar do combate ao Aedes aegypti, que mede o tamanho de um mosquito comum e prefere ambientes limpos e com água parada. Chuva e calor facilitam a reprodução do mosquito e consequentemente a transmissão da doença. Caixas d’água, tonéis, piscinas e garrafas pet estão entre os ambientes mais propícios a serem o criadouro do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Sesab, este ano já foram notificados pelo menos 118 mil casos de dengue em mais de 96% dos municípios baianos.

De acordo com o último boletim de dengue divulgado pela Sesab, foram registrados 318 casos graves da doença, com sete óbitos, até o último dia 9. Além de Salvador, os municípios de Jequié, Feira de Santana e Itabuna são os mais afetados pela doença, contabilizando o maior número de casos.

FONTE: Tribuna da Bahia                                IMAGEM: Google

Nenhum comentário: