sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O CENÁRIO REGIONAL E O MUNDO


A realidade do mundo moderno nos continentes é fragmentada nas culturas que compõem os contextos sociais, formando as características próprias dos cenários regionais, estes interligados com o mundo sem fronteiras o qual é movido pela força gigantesca da universalização. O poder desta força está presente nos negócios e nas políticas que norteiam governos, empresas, instituições do terceiro setor e na sociedade. Neste sentido, as organizações são compelidas a estarem preparadas para produzirem os resultados, e a eficiência que as projetam, a sobressaírem em um universo comportamental que formam nos múltiplos mercados cíclicos, nichos regionais cada vez mais dinâmicos e competitivos.

Leia tudo...
    A evolução do mundo atual é o fato de estarmos na era do conhecimento e este, dita os ritmos dos negócios em qualquer parte do planeta, pois se no passado o consumo era fruto apenas das demandas que agiam apenas motivadas pela necessidade, nesta nova dimensão, o ato de consumir passa por uma serie de etapas e motivações com características próprias de cada segmento. As culturas, focalizam estrategicamente  o planejamento das empresas nos canais de consumo, dos serviços, ou dos produtos produzidos e comercializados no cenário universal, bem como dos negociados somente no âmbito regional. 
    O grande avanço do mercado em suas demandas são acontecimentos universais decorrentes das transformações comportamentais dos consumidores e da profissionalização dos empresários, administradores e colaboradores que, mesmo no empirismo, são movidos pela informação. Notadamente colocamos em foco as transformações no Brasil que, em pleno desenvolvimento socioeconômico, vê destacar o Nordeste, com indicadores de crescimento diferenciado. Como parte deste avanço evidenciamos que nos últimos anos, a potencialidade econômica de Vitória da Conquista e região sudoeste, vem sendo um atrativo para investidores e empreendedores. Destaca-se também no mercado local, o aporte de diversas lojas de rede, que associadas ao advento do Shopping Conquista Sul, vem desencadeando fatos sociais que estão exercendo um papel determinante na vida da comunidade, quebrando paradigmas e gerando uma nova mentalidade nos clientes, gestores, colaboradores e comerciantes locais. Os indicadores positivos para todos os segmentos, evidenciam os diversos destaques no cenário local, revelando atores e organizações que compõem o panorama regional, com suas estratégias competitivas que são perceptíveis nas mudanças e no crescimento da cadeia dos diversos setores. 
     O desenho do cenário e as ações de crescimento nos grupos que formam o mercado do sudoeste estabelecem a todos que desejam manter-se no nível já conquistado e tem como meta crescimento sustentável, que além do empenho e da vontade de vencer, é preciso ser criativo, inovador, saber viabilizar soluções e criar em torno de sua atuação, um ótimo nível de confiança, soluções inovadoras, superando assim as expectativas dos clientes antenados com todos os canais de distribuição.
    Antes de enfrentar os desafios do mercado, gestores e lideres devem conhecer as variáveis do desenvolvimento globalizado e os comportamentos dos consumidores alocados no publico alvo que compõe a geografia de atuação das empresas, que seja nas interfaces da internet, no tradicional atendimento de balcão que ainda é muito corriqueiro nas empresas de todos os portes da região sudoeste, ou até mesmo nas lojas que recentemente instalaram o sistema de auto-atendimento os denominados “Home Center”.
    As vantagens competitivas estão no diferencial que cada empresa promove, com ousadia, inovação e estratégias mercadológicas, assim é possível superar a exigência regional ou da globalização, e fazer sucesso no atacado, no varejo ou em qualquer outro segmento. O segredo para todas as pessoas de qualquer sexo, idade ou condição social que almejam fazer sucesso na era do conhecimento, é planejar ações empreendedoras, explorando “a arte de criar oportunidades”. A Conquista da Vitória é uma questão de competência, isto é Vitória da Conquista. As pessoas geram as idéias e elas movem o mundo.
    Por Ítalo Brito

    Nenhum comentário: