quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mensaleiros devem voltar a Diretório Nacional do PT, mas distantes de Dilma

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Pela primeira vez desde 2005, envolvidos no escândalo do mensalão como o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha devem ficar entre os 81 membros do Diretório Nacional, que serve como foro mais amplo de discussões do partido. Apesar disso, petistas vêem pouca chance de eles integrarem a Executiva, que lida com questões políticas do dia-a-dia, para não atrair noticiário negativo para a pré-candidata do partido ao Palácio do Planalto, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Dirceu, Genoino, João Paulo, o deputado José Mentor e o ex-deputado Josias Gomes, todos réus na ação que trata do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), integram a chapa da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que elegeu o ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra para suceder Ricardo Berzoini no comando do partido. Até esta quarta-feira, quando 85% dos votos tinham sido apurados, o grupo contava com cerca de 55% de apoio interno na disputa com outras sete chapas.


A composição do Diretório Nacional do PT é proporcional à votação obtida pelas chapas. A instância é composta pelo presidente do partido, líderes na Câmara e no Senado e representantes indicados pelas chapas, vindos de diferentes Estados. Já a Executiva, formada por 21 membros, depende de composições entre as correntes, trabalha com questões cotidianas do partido e se reúne com maior frequência. Assim como o presidente, os membros do Diretório e da Executiva têm mandato até 2011.


Procurados, os petistas citados não foram encontrados para comentar o assunto. O presidente e o presidente-eleito do PT afirmaram que todos os membros que disputaram as eleições "estão aptos a ocuparem qualquer cargo". Para Berzoini, a entrada deles na Executiva depende "da articulação das diferentes forças, em um processo que é longo e que mal acabou de começar".

FONTE: Uol

Nenhum comentário: